terça-feira, 21 de junho de 2016

Aqui... a melhor gastronomia na serra gaúcha


A culinária do Rio Grande do Sul tem como tradição a carne de charque, o churrasco e a influência sofrida pela Imigração italiana e alemã,  no Brasil,  ocorrida durante o século XIX. Da mistura entre a comida indígena, portuguesa espanhola e do homem do campo surge a chamada cozinha da Campanha e, com características mais urbana.  São muito populares pratos como o churrasco, o arroz de carreteiro e o galeto ao Primo Canto, além de receitas mais contemporâneas, massas, risotos e outras especiarias, que com o tempo ficaram indispensáveis, sem contar o cheiro inconfundível e  sabor,  aquele que  fica por muito tempo em nossa boca...há essa comida gaúcha cheia de requinte e surpresas.
Foto: Divugação
 Na Serra Gaúcha visite a Churrascaria Garfo e Bombacha

O Rio Grande do Sul foi  a primeira maior área de criação bovina no país, o gado faz parte da vida dos gaúchos desde o início da colonização, em meados do século XVII e foi natural o processo da carne assada sobre um fogo de chão se tornar o prato tradicional da região. Esta refeição era de fácil preparo, com poucos ingredientes: somente a carne (abundante na região) e sal grosso, que era espetada e pousada sobre a brasa.
Certamente a carne preferida é a bovina, mas o churrasco do gaúcho contemporâneo também inclui o "salsichão" (linguiça toscana na gíria gaúcha), "coraçãozinho" de galinha, e outras carnes de origem suína e ovina.
Outro tipo de churrasco bastante apreciado é o "xixo", que provavelmente tem origem ou inspiração no "shish" ou "sish kebab" árabe. Tradicionalmente, o xixo gaúcho é um assado onde são espetados — em um espeto grande, não em espetinhos

Às vezes estamos, num baixo astral tão radical que acreditamos que nunca vai passar, nem é bom pensar, nossas lutas são diárias e o reconhecimento chega a demorar tanto, que os cabelos estão ficando brancos, mas falar de cabelos..nossa, porque não dizer que o pior é o corpo que sofre desenfreadamente, com nossa desesperança, seja em uma ou outra situação, o pior é admitirmos, que a afobia, vira desejo, gula, e a gula é a nossa maior companhia, comer, comer e sem parar, pizzas, massas,  pão tudo o que supostamente aquece nosso coração abandonado e que preenche o vazio, mas... engorda... muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário