quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Consciência Negra

Pensar e refletir sobre  este dia comemorado em todo o Brasil, o dia  20 de Novembro não é feriado nacional mas é celebrada há  anos, desde quando a data passou a ser, oficialmente,  Dia da Consciência Negra em 2011 e   foi incluída no calendário escolar do país em 2003, por meio da Lei 10.639/03.
O dia foi escolhido, por ativistas  antirracismo,  para celebrar a Consciência Negra, há cerca de 40 anos, por  ser  a data da morte de Zumbi dos Palmares,  último líder do Quilombo dos Palmares (AL).
"Zumbi foi assassinado em 1695. Foi considerado um inimigo público, já que o quilombo abrigava negros fugidos de várias partes do país e até brancos pobres, tudo o que a sociedade escravocrata condenava à época", explica o historiador Reginaldo Dias.
Heróis negros
Além do  gestual, dança, música e comida,  grandes heróis negros  marcaram a  história  do país. Em Salvador,  há  monumentos que fazem referência a eles. Na praça da Sé,  há uma estátua de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos escravos.

Na praça da Piedade, há bustos de Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga das Virgens e João de Deus -  líderes da Revolta dos Alfaiates (ou dos Búzios) -, que defendiam a libertação dos escravos e a independência do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário