segunda-feira, 9 de junho de 2014

Felipão é gaúcho de Passo Fundo

#copadomundo2014


Scolari passou a maior parte de sua carreira em Caxias do Sul, e é dai que surgiu sua devoção a Nossa Senhora do Caravaggio.

                                                                        
Luiz Felipe Scolari, também conhecido como Scolari ou Felipão, gaúcho, nasceu no dia 9 de novembro de 1948, em Passo Fundo, no jardim de infância estudou Colégio Notre Dame, onde se formou na turma de 1954, ele começou sua carreira de jogador atuando como zagueiro em 1964, no juvenil do Aimoré, na cidade de São Leopoldo/RS.
Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção Brasileira em 2002 na Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul. Entre os clubes que treinou, teve importantes e vitoriosas passagens por Grêmio e Palmeiras, com os quais conquistou a Copa Libertadores da América. Em 2013, foi campeão da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira. 
Descendente de italianos, pois  seus avós eram imigrantes da região do Vêneto.  Além da nacionalidade brasileira, possui também a italiana.
Scolari conquistou títulos importantes para seus clubes e é considerado  "mão de ferro", (guerreiro, lutador, empolgado, cara de bravo e brilhante), ao a assumir time do Brasil, tomou decisões que inicialmente pegaram os torcedores de surpresa, tirou o “baixinho” Romário, motivo _a postura do atleta fora de quadra. Conseguiu o título em 2002 e, finalmente, recebeu o reconhecimento merecido.
Felipão usou da mesma fórmula na Seleção Portuguesa. Excluiu nomes como o goleiro Vítor Baía, e afastou definitivamente jogadores da seleção anterior.
Felipão ainda é  conhecido por sua fé, na conquista do penta com a Seleção Brasileira, levou na bagagem próximo de seus pupilos,  uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, a imagem acompanhou a Seleção Brasileira durante a campanha em que conquistou pela quinta vez o campeonato mundial. Felipão, em agradecimento, pagou uma promessa, indo de Caxias do Sul a Farroupilha, a pé, andando uma distância de aproximadamente 20km. Ao deixar a seleção, a imagem da santa permaneceu no Brasil, até que tempos depois, para impulsionar a participação de Portugal na Eurocopa, Felipão mandou buscá-la na Granja Comary.
Scolari passou a maior parte de sua carreira em Caxias do Sul, e deste fato surgiu sua devoção a Nossa Senhora do Caravaggio.  A famosa imagem que o acompanha foi um presente ganho, em 2001, no quadro "amigo oculto" promovido todo final de ano pelo Fantástico, dado a ele pela atriz Fernanda Montenegro.
Em Portugal juntou à imagem da santa "brasileira" a imagem da Nossa Senhora de Fátima.
Que a vitória de 2014 seja abençoada e que Felipão faça outros pedidos a santa, por saúde para os brasileiros e paz nos estádios, além do HEXA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário