quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Conferência debate prioridades

Canela

“A qualificação do atendimento do SUS foi debatida durante a Conferência Municipal da Saúde promovida pela Secretaria Municipal da Saúde que aconteceu na tarde da última sexta-feira (8) no Hotel Serra Nevada em Canela.”

A abertura aconteceu com o pronunciamento da secretária da Saúde Patrícia Valle que relatou algumas ações realizadas pela Secretaria este ano, como a descentralização da Saúde, reabertura das farmácias em algumas Unidades de Saúde, aumento de profissionais em algumas especialidades médicas e demais ações. “Nosso objetivo é ampliar e qualificar cada vez mais os atendimentos do SUS, priorizando a qualidade de vida da comunidade canelense”, ressalta.
O prefeito Cléo Port saudou a todos os presentes, ressaltando a importância do evento. “A saúde é uma das prioridades da nossa Administração. Por isso este evento é fundamental para que possamos mapear as necessidades de atendimento de saúde da comunidade canelense”, destaca.
Após os pronunciamentos, a psicóloga Sílvia Cristine Cezimbra da Silva falou sobre o tema central do evento “SUS em Canela - Construindo Linhas de Cuidado”. Sílvia relatou a necessidade da qualificação dos profissionais da saúde que precisam estar preparados para a realidade atual das famílias, que atualmente convivem com diversos conflitos sociais.
Na segunda parte do evento, os participantes foram divididos em grupos para discutir as temáticas propostas.
Ao final foi elaborado um documento, tendo como principais proposições: turno estendido na Unidade Central; turno estendido no CAPS para cuidado e atenção em dependência química; instalação do Núcleo de reabilitação psicossocial, reorganização da atenção básica, implantação de ambulatório DST/AIDS, contratação de mais profissionais especializados, políticas intersetoriais a fim de melhorar a qualidade de vida dos usuários, construção de sede administrativa para a Secretaria entre outras propostas. Todas estas reivindicações serão encaminhadas para compor o Plano Municipal de Saúde.

Compuseram a mesa a  vice-prefeita Carmen Seibt, o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Valle, a primeira dama Cristina Moura, o secretário adjunto da Educação Cristiano Port, o presidente do HCC Luis Josemar Pereira da Silva, o presidente do Conselho de Saúde Francisco Pedroso Laurin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário